Como guardar o leite materno para o bebê

Depois de um certo período a mamãe que acabou de ter o bebê, tem de voltar para o trabalho, e muitas vezes, ela acaba deixando de lado a amamentação, pelo simples fato de não ter como estar indo a todo instante em sua casa para amamentar o seu filho, ou ainda pelo fato de não saber como funciona o armazenamento do leite materno. Então, para que essas mamães, não deixem de proporcionar o melhor alimento do mundo ao seus filhos, iremos ensinar como tudo deve ser feito. Por tanto, mãezinhas de plantão, acompanhem e aprenda.

Como armazenar o leite

A primeira coisa que se deve fazer é retirar o leite, e não importa se ele vai ser muito ou pouco, desde que tenha a quantidade ideal para alimenta-lo. E para que consiga tal feito, aconselhamos que se utilize as bombinhas ou ordenhadeiras, que por sua vez, já vem com recipientes especiais para o congelamento ou armazenamento do leite. E se por acaso, a mamãe não tiver esse produto, ela pode estar retirando o leite e colocando dentro da mamadeira, mas isso, desde que ela esteja esterilizada e tenha uma tampa que vede bem o leite, caso o contrário, ela ainda poderá estar utilizando, qualquer recipiente de vidro com tampa de plástico, que também esteja bem esterilizado e vede bem o alimento.

Procure fazer tudo do modo certo.
Créditos da Imagem: http://karolinejeremias.blogspot.com.br/2013/03/como-fazer-ordenha-manual-retirada-do.html

Feito isso, a mamãe pode estar guardando o leite em temperatura ambiente por até 2 horas, ou então, pode ser levado a geladeira por no máximo 12 horas, mas atenção, para que ele fique na temperatura adequada, quando guardado na geladeira, é preciso que o deixe na parte mais alta, próximo ao refrigerador, e nunca na porta. E além disso, ele deve permanecer longe dos de mais alimentos, para que assim, não pegue nenhum tipo de bactéria e de mais, micro-organismos.

Além disso, o leite também pode estar sendo congelado por cerca de 15 dias, mas para que isso aconteça, é necessário que se mantenha o ambiente com a temperatura adequada, ou seja 10 graus negativos. E além disso, deve-se tomar cuidado com a quantidade de leite colocada dentro do recipiente, pois depois que congelado ele tende a inchar, fazendo assim, com que não haja espaço o suficiente dentro do mesmo. Por tanto, procure sempre deixar um espaço livre de aproximadamente 2 cm, para que assim, não corra risco nenhum de perder o leite, devido o recipiente estourar.

Dica: Para que saiba a data exata do leite, coloque uma etiqueta nele, assim, poderá saber até que dia pode utiliza-lo.

Enfim, para que possa estar descongelando o leite, e bem simples. Basta aquecer uma quantidade “X” de água, colocar dentro de um recipiente e colocar a mamadeira dentro. Ou seja, deve leva-lo em banho maria. Não aconselhamos o microondas, porque faz o leite perder alguns nutrientes, e muito menos que se esquente ele no fogo, pois acontece o mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.