Brasil Blogado » Estudos » Composição das proteínas

Composição das proteínas

Acompanhe na matéria a seguir, qual é a composição da proteína, o que ela é, para que serve e quais são as suas respectivas funções perante ao organismo.

     

Para que o organismo do ser vivo funcione bem é necessário, que o corpo dele tenha ao menos de base dois tipos diferenciados de nutrientes. E dentre os principais nutrientes existentes, está a proteína. O seu nome quando traduzido, significa: primeiro. Então logo podemos tirar a conclusão, de que ela deve ser uma das primeiras substâncias que o corpo deve receber.

As proteínas nada mais são do que moléculas orgânicas mais presentes e que possuem total importância nas células, pois fazem parte de aproximadamente 50% de todo o seu peso seco.  Elas podem estar sendo encontradas em todas as partes, pois são  fundamentais para a estrutura e também funções celulares. E enganasse quem acha, que elas possuem apenas uma única forma, pois não é. Elas possuem formatos diferentes e sendo assim, cada uma também tem a sua função. E além disso ela representa também grande parte de toda a informação genética.

proteínas01Todas elas vão possuir a sua composição igual, apesar de suas funções poderem ser diferentes. Elas vão conter: carbono, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio e as vezes enxofre. E além disso, algumas delas, podem ainda vir, com alguns elementos adicionais, que podem estar sendo os seguintes: fósforo, ferro, zinco e cobre. E para aqueles que ainda não sabem, todas elas vão ser construídas a partir de um conjunto, que contém aproximadamente vinte aminoácidos, que por sua vez, podem estar arranjados em várias sequências.

Na vida dos animais elas correspondem cerca de aproximadamente 80%, quando se trata dos músculos desidratados. E cerca de 70% a 90% do sangue seco, o que realmente é muita coisa. Porém ao mesmo tempo que a sua quantidade possui valor, ela fica um tanto quanto desqualificada, pois a sua real importância, está nas funções, em que atingem o organismo. 

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?