Conflito no Oriente Médio

Oriente Médio é uma das regiões mais instáveis do mundo pelo simples fato de ser palco de diversos conflitos. As causas principais de haver  conflitos na região são por motivos históricos, condições geográficas e a presença de recursos preciosos no subsolo ( isso em se tratando de petróleo, uma vez que o Oriente Médio abriga a maior concentração dessa substância). Mas outro motivo, também importante, para diversos conflitos, é a intolerância religiosa.

Conflitos Passados

. Os novos estados Árabes: Jordânia, Líbano, Síria e outros países entraram em conflito devido os recursos naturais, principalmente por causa do petróleo.

. Guerra de Suez:  Aconteceu no ano de 1956 e teve como objetivo o acesso dos ocidentais (franceses, ingleses e outros) ao comércio oriental. Pode-se dizer que ela não foi 100% resolvida, pois acabou deixando situações em aberto que acabaram gerando a Guerra dos Seis Dias.

. Guerra dos Seis Dias: Ocorreu devido há outros conflitos gerados pelos árabes e judeus. Tal guerra fortaleceu Israel deixando-o com o seu território quatro vezes mais maior e, consequentemente, aumentando também sua população. Isso tudo fez com que os países beligerantes ficassem preocupados e recuassem.

O acordo de Camp David foi designado para fortalecer a paz com a América.

. Intifada: O conflito armado ocorreu no ano de 1983 devido Arafat tentar negociar uma solução para a  Palestina, porém sua proposta não foi aceita. Isso fez com que estourasse uma revolta da população em Gaza em 1987. A Intifada resultou em brigas, detenções e deportação. Tal ação chamou a atenção da opinião pública a favor da OLP ( Organização para a Libertação da Palestina) que acabou criando um novo estado e declarando rejeição aos terroristas.  Esse novo estado participou de uma conferência em prol da paz e buscou alternativas para que conseguisse implanta-la no Oriente.

São diversos os ataques durante os anos.
Os conflitos se iniciaram por motivos históricos e religiosos. 
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www.airtonjo.com/oriente_medio.htm

. Guerra do Líbano: Teve início com uma guerra civil em 1958 causada pela disputa de poder entre diversos grupos religiosos e também devido a presença da tropa norte- americana que ocupava a região. Isso tudo acabou levando a morte de 241 fuzileiros, fazendo com que a tropa americana fosse retirada da região.

. Guerra do Golfo: Teve início em agosto de 1990 e termino em 1991. Foi um conflito militar entre Kuwait e Iraque que resultou na morte de aproximadamente 100 mil soldados. 7 mil civis iraquianos e 30 mil kuwaitianos. O Iraque teve de se render e após o conflito passou por rebeliões internas. Já Kuwait perdeu cerca de US$8,5 bilhões devido a queda da produção de petróleo. O motivo do conflito foi justamente por petróleo.

Novos Conflitos

Nos últimos anos os conflitos no Oriente Médio se intensificaram mais ainda. As tensões foram, agora, centradas na morte de três jovens israelenses por palestinos. Desde então o governo de Israel acusa o Hamas como responsável pelo crime. Os ataques se intensificaram em ambos os lados, foram diversas trocas de acusações e novamente quem pagava pelo preço do conflito são os civis, tanto palestinos quanto israelenses.

Diversos países estão se opondo mediante as situações que estão acontecendo.
Os conflitos no oriente médio se arrastam entre décadas.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/internacionais/conflitos-no-oriente-medio-provocam-a-morte-de–pessoas-efeito-filme-85-3046

Mas antes de acontecer tudo isso a situação entre Israel e o governo palestino já estava tensa. Tanto que no final de abril do ano de 2014 os líderes radicais do Hamas e dos moderados do Fatah declararam a intenção de governarem juntos os  territórios que pertencem aos palestinos.

Devido a isso, no início de junho, o presidente palestino Mahmoud Abbas passou a ter um novo governo e fez com que esse fosse unificado. O fato acabou contando com a transição de 17 ministros que não são do Fatah nem do Hamas. Mas Abbas declarou que o novo governo manteria o acordo de paz assinado com Israel, porém a  ação não foi bem aceita, tanto que o premiê israelense Benjamin Netanyahu criticou o novo governo dizendo que Abbas não poderia fechar um acordo de paz com Israel.

Oriente Médio

Oriente Médio está localizado na Ásia Ocidental e possui cerca de 6,8 milhões km². O mesmo é composto por 15 países:

* Afeganistão

* Arabia Saudita

* Catar

* Emirados Árabes Unidos

* Iêmen

* Irã

* Iraque

* Israel

* Jordânia

* Kuwait

* Líbano

* Omã

* Síria

* Turquia

Trata-se de uma região de clima árido e semiárido. A atividade econômica principal é o petróleo, mas outra atividade que também serve de base para o sustento da economia do país é a agropecuária e essa atividade ainda é desenvolvida de forma primitiva.

No Oriente Médio aproximadamente 238 milhões de pessoas são muçulmanas, 13 milhões cristãs e 6 milhões são judeus. A intolerância religiosa é um dos principais motivos para que haja diversos conflitos armados na região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.