Departamentalização conceitos tipos e princípios

A departamentalização é a prática de agrupar atividades e recursos dentro das unidades organizacionais, ou seja, ela é um modo de fracionar o modo de administração de uma organização. Sendo assim, ela deve seguir um critério de homogeneidade entre eles, visando sempre uma adequação da estrutura organizacional.

E para que ela funcione dentro de uma organização é preciso visar o desenho departamental, pois o mesmo constitui uma característica fundamental que parte do principio da divisão do trabalho na especialização horizontal que consiste em escolher modalidades para obter homogeneidade nas tarefas e atividades de cada órgão.

E existem cinco tipos de abordagens que definem o agrupamento dos departamentos e de subordinação da hierarquia. Confira-os a seguir.

Tome cuidado, pois nem sempre o que parece pode ser bom, para sua empresa, por tanto, consulte a acessória de um consultor.
Existem diversos meios de se dividir uma empresa .
(foto:divulgação)

 

TIPOS DE ABORDAGENS

° Abordagem Funcional: É aquela que cria diversos departamentos onde somente pessoas especializadas podem desempenhar uma determinada função. Nela só irá participar aqueles que possuem habilidades específicas e comprovadas para estar desempenhando uma determinada função.

Exemplo: É muito comum se ver em diversas empresas vários departamentos e em cada um deles encontrar alguém que seja técnico ou gestor na área. Sendo mais específico, na área de finanças de uma organização, sempre haverá alguém especializado e capacitado para estar desempenhando as tarefas necessárias.

° Abordagem Divisional: É quando uma organização cria um departamento onde é formado por um agrupamento de divisões separadas, onde são aptos para desenvolver produtos e prestar diversos serviços. Desta maneira ela vai ser indicada para aqueles que se baseiam em:

. Produtos ou serviços;
. Localização Geográfica;
. Clientes;
. Fases dos Processos;
. Projetos;

° Abordagem Matricial: É um tipo de departamentalização onde une a abordagem divisional e funcional, o mesmo são formados grupos onde cada um vai possuir uma determinada tarefa devido a especialização. Além disso ela ainda pode está funcionando de outra maneira, tendo uma parte funcional para trabalhar na área interior e a divisional, caso necessário.

E pelo fato de ser mais complexa pode ocorrer dos funcionários contratados possuir dois  chefes. Assim, tanto o subordinado como o chefe, ambos terão de saber em lidar com diversas situações e dentre elas os conflitos e surpresas indesejáveis. Enfim, ela é mais indicada para quem possui uma empresa de grande porte, desta maneira o administrador geral pode estar comandando de perto o rendimento de cada funcionário, sem que haja uma maneira formal.

° Abordagem de Equipe: É quando a organização cria equipes multifuncionais ou então permanentes para estar cumprindo com os deveres  específicos e também para coordenar grandes departamentos. As multifuncionais vão ser formadas por pessoas de vários departamentos funcionais com o objetivo de cumprir tarefas específicas e temporárias.

E já que são permanentes, os empregados trabalham juntos em um mesmo local, para cumprir atividades e tarefas específicas. Além disso eles devem obedecer uma certa hierarquia de cargos – entre chefe e subordinado.

° Abordagem de Redes:  É quando uma organização se torna um pequeno centro intermediário, que se conecta eletronicamente e que desempenha funções vitais da organização. Pode-se dizer que ele é o mais recente tipo de abordagem, dentro da departamentalização. Enfim, ele pode haver vários tipos de organogramas. Por tanto pode estar envolvido com qualquer um outro tipo de abordagem.

No mais, cada tipo de organização requer um tipo de departamentalização diferente, até porque a sua estrutura nunca vai ser igual aos demais, há não ser que esteja envolvida com uma rede onde se trabalhe com um único padrão. E mesmo assim, esse meio nunca consegue ser preenchido como um todo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.