Escrita popular do Egito antigo

A escrita do antigo Egito é conhecida, ainda, como hieroglífica, palavra que vem do grego “hieróglifo” que significa sinal sagrado. Ela  era primitivamente pictográfica, ou seja, cada símbolo representava um objeto. Por isso, que quando vemos as histórias nos filmes ou ainda nos livros, vemos mais símbolos do que letras.

Observação: Só para se ter noção, o alfabeto egípcio possuía mais de seiscentas letras e tais imagens eram representadas por  pássaros, insetos, pessoas, plantas, animais, edifícios, barcos, utensílios de trabalho, profissões, armas, objetos e entre outros.

Mesmo que prestemos bem atenção no que as figuras querem dizer, não iremos conseguir receber a mensagem, se não soubermos traduzi-las.
A escrita antiga do Egito é uma das formas mais primitivas que se pode ter dos antepassados. (foto:reprodução)

Além dessa escrita eles utilizavam dois outros meios de sistema, um era  a escrita hierática, que era organizada em formato cursivo e  utilizada para fins comerciais e a outra forma escrita era a demótica. Esta última foi mais utilizada no fim dos últimos períodos, pois já era mais popular.

A primeira pessoa que conseguiu traduzir um texto em  hieróglifos foi o francês Jean-François Champollion, no ano de 1822. Ele traduziu o texto que se encontrava na pedra de roseta, a mesma foi encontrada dentro de uma caixa no navio de expedição de Napoleão Bonaparte, na cidade de Roseta, por isso recebeu esse nome.

E além da pedra possuir escrita hieroglífica, ela tinha uma escrita em caracteres demóticos, porém em grego antigo. E nela havia escrito um decreto do Rei Ptolomeu V. E foi por meio dessa descoberta que se iniciou uma nova fase da história no Egito.

Curiosidades

Para representar o amor ou qualquer outro sentimento, eles desenhavam em forma de palavra. Já para representar algo concreto, eles faziam um sinal vertical ao lado de cada desenho e aquilo que fosse abstrato eles desenhavam um rolo de papiro. Se por um acaso, eles correspondessem a qualquer pessoa, a imagem levava um sol.

 Havia uma diferença de classes, acompanhe:

> Hieroglífico: era  considerado sagrado, por tanto, só podia ser usado pelos sacerdotes.

> Hierático: já era mais simples e podia ser utilizado pelos escribas nos papiros.

> Demótico: mais simplificado podia ser utilizado por qualquer um.

Escrita atual dos egípcios- Foto Reprodução
Escrita dos egípcios (foto:reprodução)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.