Menstruação forte e escura é normal

A menstruação escura, pouca ou muita, dentro ou fora do período menstrual, pode ser acometido por causas diversas, por isso a importância de procurar um ginecologista, fazer algumas analises para saber ao certo o que anda acontecendo com seu organismo durante o período menstrual.

Uma das principais causas da menstruação estar ocorrendo em tonalidade mais escura pode estar associado a uma simples alteração hormonal provocada por estresse ou ainda por alguma doença sexualmente transmissível. Por isso, o caso deve ser investigado e analisado pelo ginecologista.

Mas atenção, a menstruação só é considerada normal se caso a mulher tiver trocado de anticoncepcional ou estiver entre o meio e o fim do ciclo menstrual. Isso se a menstruação for regular. Caso não seja nenhum desses motivos, saiba que trata-se de um problema de saúde ou uma surpresa e dentre elas estão:

. DSTs. Estes envolve vários tipos de doenças;

. Gravidez. Nesse caso a menstruação se assemelhará a uma borra de café;

. Miomatose;

. Endometriose. Um dos seus sintomas principais é a forte cólica menstrual; 

. Inflamação no útero;

. Alterações hormonais. As alterações podem acontecer a qualquer instante, seja dentro do ciclo menstrual ou não; 

Procure um médico ginecologista a cada seis meses.
O organismo está sempre buscando maneiras de mostrar que há algo de errado com o corpo.
(Foto:Divulgação)

O que fazer

O primeiro passo, como acima, é marcar uma consulta com o ginecologista, para que o médico possa analisar o seu quadro clinico e dar o diagnóstico. O mesmo, com certeza, passará alguns exames como urina, sangue e papanicolau, para identificar a causa com precisão e realizar o tratamento adequado.

Por vezes, a menstruação escura e em excesso pode não apresenta exatamente nada, basta esperar um ou dois para que ela cesse. Caso não pare, orientamos que vá ao ginecologista para tomar as devidas providências. Mas atenção, se por acaso notar que o corrimento está com mau cheiro não espere, vá médico para realizar os exames e iniciar o tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.