O QUE É UM ESPAÇO MORTO

 

O espaço morto é o ar que é absorvido pelo corpo durante a respiração, mas ele não faz parte das trocas gasosas no organismo. Esses espaços mortos podem ser classificados como espaço morto anatômico e espaço morto fisiológico as diferença entre eles é a seguinte,o espaço anatômico correspondente ás localizações de condução do sistema respiratório, a boca e a traqueia permitindo que o ar nele incluído ser mais ou menos de 150 m L na pessoa adulta,e sem nenhuma ligação com trocas gasosas ao sangue,já no espaço fisiológico refere-se ao tamanho de gás alveolar que não sofre difusão para a corrente sanguínea isso só ocorre quando a vazão sanguínea alveolar é pouca para realizar a troca de todo o gás inspirado.

Em uma pessoa normal o espaço fisiológico é igual ao espaço morto anatômico, pois todos os alvéolos são localizados de forma ajustada pois não há fluxo sanguíneo para retirar todo O2 dos alvéolos e o espaço morto anatômico + O2 não utilizado = O2 desperdiçado .

E quando isso não ocorre regularmente em cada pessoa a um distúrbio ventilatório obstruindo o ar causando assim a famosa asma e enfisema pulmonar sendo relatado pelo médicos como o aumento do espaço morto.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.