Sinais e sintomas de pedra nos rins

O cálculo renal é um dos problemas de saúde mais comuns entre as pessoas, popularmente conhecido como pedra nos rins, esta patologia pode ser provocada por vários fatores, como o mal funcionamento do sistema urinário, a predisposição genética e alguns elementos relacionados aos hábitos alimentares.

O cálculo pode se formar tanto nos rins quanto na bexiga, a partir dos sais minerais do próprio do organismo que acabou se acumulando. Outras substâncias como o ácido úrico, o cálcio, fosfatos, oxalatos, a cistina, entre outros, também contribuem para a formação de pedra nos rins. O cálculo tem o formato de cristais, variando de dimensões semelhante a um grão de areia podendo atingir o tamanho de uma laranja.

Os sintomas de cálculos renais são – cólicas de rins, sangue na urina, suspensão ou diminuição do fluxo urinário, frequente necessidade de urinar, infecções urinárias. Existem pessoas que podem sentir dor lombar que se irradia para o abdômen, náuseas e vômitos frequentes podem acompanhar o quadro, além de provocar ardência no canal vaginal para urinar.

 cálculos renais
Frequente necessidade de urinar e dores na região abdominal podem ser sintomas de cálculos renais.

A partir das evidências clínicas como as dores , outro meio de diagnosticar o problema é realizando o exame de ultrassom, raio X do abdômen, e a urografia excretora, que ‘eu método mais específico das vias urinárias. Após a confirmação, é planejado todo um tratamento, a base de medicamentos como analgésicos e anti-inflamatórios, a litotripsia, que faz o bombardeamento e fragmentação das pedras por ondas de choque.

Em outros casos pode-se realizar a cirurgia percutânea ou endoscópica para as pedras rins após sua fragmentação. Também há o método de uretroscopia, por via endoscópica que retira os cálculos localizados. Nessa fase é importante saber que não é indicado a ingestão exagerada de líquidos, pois isso por aumentar a pressão da urina no rim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.