Brasil Blogado » Àgua » Tomar muita água faz mal a saúde?

Tomar muita água faz mal a saúde?

A água é um componente essencial para a vida humana, mas o seu consumo em excesso faz mal a saúde? Descubra neste interessante artigo.

     

A água é considerada uma das substâncias mais abundantes do planeta, sendo um componente essencial para a sobrevivência dos seres vivos. Estima-se que cerca de 75% do peso de um músculo é composto por água que se distribui entre o líquido intracelular (LIC) e o líquido extracelular (LEC).

Ela é responsável por proporcionar todas as reações químicas internas do corpo, tal como o transporte de alimentos, sais minerais e oxigênio. Além disso, está presente nos sistemas respiratório, nervoso e digestivo, na pele, na urina, nas articulações, no plasma sanguíneo e em todas as secreções.

Mas qual a quantidade correta de ingeri-la? Consumir muita água faz mal para a saúde? Bem, as dúvidas são muitas, mas são bem fáceis de explicar.

Tomar muita água faz mal a saúde?

Especialistas afirmam que mesmo com os inúmeros benefícios que a água proporciona ao organismo, quando consumida em excesso pode fazer mal para a saúde, isso porque em alto nível de consumo faz com que haja diminuição do sódio, ocasionando a perda da memória, tremores, confusões e fazer com que o indivíduo desenvolva até mesmo o coma, dependendo do caso.

Observação: os fatores de risco desse processo se tornam ainda mais graves em indivíduos que são cardiopatas.

Quantidade recomendada

» Mulheres: 2,7 litros por dia;
» Homens: 3,7 litros por dia.

Atenção: deve ser incluído a quantidade da água encontrada nos alimentos, lembrando que em dias mais quentes, quando os indivíduos praticam exercícios físicos, alguns outros fatores podem alterar essas porções.

É importante lembrar que tudo que consumimos em excesso faz mal à saúde, portanto, mantenha o controle, não apenas na ingestão de água, mas também dos demais líquidos existentes e de todos os alimentos.

Dica

Para não exagerar no consumo da água diariamente, faça o seu ministramento apenas quando sentir vontade, quando sentir sua boca seca ou pele e cabelos mais ressecados.

Você pode gostar desses:

Artigos relacionados:

  • Temos vários artigos como esse. Encontre eles usando o campo de busca.

Quer comentar ?