Quais procedimentos levam a cura da tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria e/ ou uma infecção por Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), que afeta principalmente os pulmões, mas que também pode se dar em outros órgãos do corpo, tal como: nos ossos, rins e meninges.

Modo de Transmissão

E o seu modo de transmissão é direta, ou seja, se dá de pessoa para pessoa. E quem a tem, expele, ao falar, espirrar ou tossir, pequenas gotículas de saliva, que por sua vez, contêm o agente infeccioso e podem ser aspiradas por outro indivíduo contaminando-o. Contudo, os de mais fatores que também podem estar provocando ela, são: a má alimentação, falta de higiene, tabagismo, alcoolismo ou qualquer outro fator que gere baixa resistência orgânica.

Sintomas

Todavia, os seus sintomas não vão ser somente a tosse ou espirro, mas sim:

. Tosse seca  e contínua, podendo ter a presença de pus e até mesmo sangue.

. Cansaço excessivo

. Febre baixa 

. Sudorese noturna

. Falta de apetite

. Palidez

. Emagrecimento acentuado

. Rouquidão

. Fraqueza

. Prostração

Procure o que é melhor para sua saúde.
Créditos da Imagem: http://www.blogdasaude.com.br/saude-fisica/2013/03/25/sus-vai-oferecer-teste-rapido-para-tuberculose-ate-o-fim-do-ano/

Os casos graves o portador, pode ainda vir apresentar: 

. Dificuldade na respiração

. Eliminação de grande quantidade de sangue

. Colapso do pulmão

. Acumulo de pus na pleura

Tratamento

O tratamento da tuberculose é realizado a base de antibióticos, e segundo os pesquisadores e médicos, ele pode ser considerado 100% eficaz, desde que não haja abandono do mesmo. Mas atenção, a sua cura pode levar aproximadamente, seis meses, e devido a isso, o paciente pode acabar desistindo e deixando de lado todo o procedimento. Por tanto, e meio que obrigação do médico de estar alertando o seu paciente sobre isso.

Contudo, o tratamento, é realizado por meio de duas cápsulas vermelhas, sendo que cada uma contém uma mistura de rifampicina e isoniazida, e devem ser tomadas em jejum. E fora isso, ainda deve-se tomar mais quatro comprimidos brancos com pirazinamida. Todavia, todos são distribuídos gratuitamente nos postos de saúde e podem causar efeitos colaterais como o enjoo e vômitos, e ainda, doenças, no fígado, que por sua vez, podem estar sendo tratadas com outras medicações.

No mais, para que se possa prevenir dessa doença tão ruim é preciso que se mantenha distante de quem possui  a bactéria, e que se imunize as crianças por meio da vacina BCG, menos aquelas que são consideradas soro positivo, pois se não pode atrapalhar no andamento do tratamento do mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.