Comportamento das cobras

As serpentes, também chamadas ofídios cobras, móbis e malacatifas, são répteis poiquilotérmicos, ou seja, não possuem patas e pertence à subordem da ophidia. Elas são bastante próximas dos lagartos, com os quais acabam compartilhando a ordem squamata. No tanto que existe vários tipos de lagartos sem patas que acabam se assemelhando com as cobras, mesmo sem estar relacionado com o mesmo. 

Curiosidade: a atração pelas serpentes é chamada de ofidiofilia, já a repulsão é chamada de ofidiofobia. E os estudos da espécie que envolve os répteis e anfíbios é chamado de herpetologia, variante da palavra grega “herpéton”, que significa “aquilo que rasteja“. 

Comportamento

Alimentação

Todas as serpentes são carnívoras, por tanto, elas podem come pequenos animais como lagartos, aves, ovos, insetos E para elas conseguirem o alimento, as cobras liberam veneno ou mata as presas por constrição.

As cobras não mastigam porque sua mandíbula é muito flexível. Nota-se que ela ficará com o alimento inteiro em seu corpo até que ocorra a digestão.

Elas são bastante encontradas na região do Indo-Malaia.
A Píton pode chegar a medir 8 metros ou mais.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://cachoeiradomacaco.blogspot.com.br/2012/08/cobras-serpente-anaconda-piton-gigante.html

Se por acaso, no momento em que ela estiver entorpecida, na hora da digestão, a cobra for perturbada ela irá retroagir tudo o que estava digerindo. No entanto, quando não perturbada, o seu processo digestivo é altamente eficiente, pois ele dissolve e absorve tudo, excepto o pelo e as garras da presa. 

Observação: normalmente as cobras não costumam atacar os seres humanos, a menos que sejam assustadas ou molestadas;

Locomoção

As cobras usam quatro métodos de locomoção o que acaba permitindo a elas uma mobilidade substancial. Sendo assim, todas elas possuem a capacidade de ondulação lateral, que é quando o corpo é ondulado de lado e as áreas flexionadas propagam-se posteriormente, dando  a forma de uma onda de seno, propagando-se posteriormente.

Além disso, elas também são capazes do “movimento de concertina“. E tal meio de movimentação pode ser usado para subir em árvores ou atravessar pequenos túneis.

Ela pode correr mais do que um adulto.
Ágil e rápida.
(Foto:Divulgação)
Fonte: http://olivrodanatureza.blogspot.com.br/2012/09/cobras-venenosas.html

No entanto, o movimento mais complexo e interessante é o zigue-zague, pois é ondulatório e usado para atravessar lama ou areia solta. No mais, nem todas as serpentes conseguem usar todos os métodos de locomoção, pois, em alguns casos, é preciso manter certa velocidade para obter o efeito. Um bom exemplo de cobras que podem conseguir e até mesmo correr mais do que um adulto é a mamba-negra, que pode chegar a percorrer cerca de 20 km/h.

Curiosidade: nem todas cobras vivem em terra, do mesmo modo pode-se dizer que as serpentes marítimas vivem em mares tropicais pouco profundos, ou seja, ela é fácil de se encontrada no Brasil. 

Reprodução

As cobras possuem um vasto número de modos de reprodução, porém todas usam a fertilização interna, que só é realizada por meio de hemipénis bifurcados que são armazenados invertidamente na cauda do macho.

A maioria delas põem seus ovos e cuida, já outra parte das cobras abandonam pouco depois, mas segundo estudiosos essas espécies são ovovivíparas, então elas acabam retendo os ovos dentro dos seus corpos até que eles se encontrem prestes a eclodir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.