A célula que tem capacidade para se contrair é a do tecido muscular, a célula mesodérmica. Ela tem a capacidade devido os estímulos e também por causa do trifosfato adenosina que é uma molécula orgânica responsável pelo armazenamento da energia, nas demais ligações químicas e também pelo fato de responder ao sistema nervoso.
Elas são denominadas como fibras musculares que tem capacidade de se contrair e se alongar. Por possuir essa propriedade que chamamos de contratilidade.
O seu formato alongado ajuda a promover a contração muscular e permite diversos movimentos do corpo.
Tecido Muscular
O tecido muscular é constituído por células mesodérmica e a sua diferenciação se dá devido a síntese de proteínas específicas. Ele pode ser diferenciado por suas características, morfofuncionais e pode ser dividido de três maneiras: liso, estriado esquelético e o estriado cardíaco.
> O esquelético, constitui a carne do corpo do ser humano e traciona os ossos quando há movimentos voluntários.
> Já os lisos, dispõem-se em camadas dentro dos órgãos (intestino, bexiga, vasos sanguíneos e estômago). Além disso, apresenta uma contração lenta e involuntária, ele não vai depender do indivíduo para estar executando a contração.
> A função do cardíaco é exclusivamente é bombear o sangue para o corpo e se por acaso ele parar, todo animal que o possui, morre.
Observação: os músculos são sustentados pela oxidação e carboidratos, por isso que pede para consumir bastante carboidrato.
Tecido Nervoso
Agora vejamos, brevemente, um pouco do que formado o tecido nervoso e o seu funcionamento. A final de contas, ambos estão interligados, um ao outro.
As células que compõe o tecido nervoso são denominadas neurônios. Estes são capazes de receber estímulos e faz com que ele conduza as inúmeras informações ás demais células por meio do impulso nervoso.
Os neurônios são células especializadas, em formato de uma “estrela” disforme. Além dele, o tecido apresenta outros tipos de células, tais como a glia, que tem como função a nutrição, sustentamento e a proteção dos neurônios. Se encontra nos órgãos do sistema nervoso, como: o cérebro e a medula espinhal.