Exercícios durante a gestação

A prática de exercício físico é recomendada para todas as gestantes, sem exceção de nenhuma, porém para que ela possa iniciar o mesmo é preciso que se passe por uma consulta médica antes e veja se tem a liberação do obstetra responsável por sua gestação, pois assim, se tem a certeza que não correrá risco algum. No mais, a atividade física traz consigo diversos benefícios, tais, como: a diminuição das complicações obstétricas, maior controle do ganho de peso da mãe, melhora no condicionamento físico, atuação no estado psicológico e social, e diminuição da depressão e do estresse, dentre outros. 

 Atenção: A pratica é importante, porém é necessário que a grávida em si, tome alguns cuidados, como o uso de roupas leves, que se evite altas temperaturas e que acima de tudo, se hidrate muito bem. 

Tipos de exercícios

Para estar escolhendo o tipo de exercício a mulher terá que ter a liberação médica e também o auxílio de um profissional da área, pois as atividades podem estar variando de acordo com a gestação. Por tanto, requer bastante cuidado. Contudo, as melhores atividades são feitas na água, como a (natação e hidroginástica), pois evita as forças gravitacionais, melhora as dores lombares e o inchaço. Porém, há quem ainda indique a Ioga, pois ela ajuda a manter o tônus muscular e melhorar a flexibilidade.

Procure sempre manter o seu controle mental.
Faça o bem para o seu corpo.
Foto Divulgação

No mais, para que se analise quais os tipos de atividades que se possa estar desempenhando, o médico deverá analisar as seguintes questões:

. Se teve alguma ameaça de aborto espontâneo.

. Se teve um bebê prematuro no passado.

. Se sabe que corre risco de um parto prematuro desta vez.

. Se a placenta está baixa.

. Se teve sangramento forte.

. Se teve problemas na coluna lombar ou nas articulações do quadril.

. Se tem alguma doença pré-existente.

. Pressão alta.

. E por fim, se vai ter mais de um bebê.

Contudo, além das melhoras já citadas acima, a atividade física na gestação, também pode ajudar a diminuir os desconfortos físicos, como dores nas costas, prisão de ventre, fadiga e inchaço, acima de tudo, a manter o humor mais estável e a auto-estima e sono em dia.

Atenção: Se nunca se praticou nenhum tipo de atividade física é necessário que se inicie com atividades leves, por exemplo: caminhadas, natação e hidroginástica leve. Já quem está habituada, poderá continuar com o programa habitual, mas deverá apenas modificar um pouco da intensidade e velocidade, à medida que a gravidez evoluir.

Pós parto

Para quem já teve o bebê, não vê a hora do corpo voltar ao normal. Mas para que isso aconteça é preciso que se certifique, que está  fisicamente pronta para o mesmo, e para isso é necessário auxílio médico, por tanto, antes de iniciar quaisquer tipo de atividade, converse com seu médico. No mais, no momento em que iniciar as atividades, vá devagar, comece com leves exercícios e uma série de alongamentos, para firmar o corpo. E quando conseguir, acrescente uma segunda série de exercícios, que por sua vez, já pode ser aumentada o nível de intensidade. 

Observação: No caso de quem fez uma cesariana é preciso que se tenha auxílio e liberação médica e que se inicie apenas assou por uma cesariana, você pode começar a fazer abdominais leves e exercícios para o assoalho pélvico. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.